Diego Pontes é Advogado – OAB 16266, Fisioterapeuta – CREFITO 162828 e Perito em Doença Ocupacional e Ergonomia.
Olá,
Moro no Amazonas e desde muito jovem percebi que precisava fazer profissionalmente algo que eu pudesse oferecer meus serviços para as empresas que estavam aqui em busca da isenção fiscal de impostos que o estado do Amazonas oferece, mas ainda não tinha uma ideia clara do que fazer. Na época do meu início de carreira entendi que fazer um curso técnico poderia ser interessante para a minha carreira, que estava só no início, mas antes que eu pudesse escolher um desses cursos, eu já havia feito o ENEM e como tirei um boa nota, pude escolher qualquer curso de nível superior para fazer entre os vários que as faculdades particulares daqui ofertavam, acabei dividido entre Fisioterapia e Direito e escolhi então Fisioterapia inicialmente, mas ainda com a ideia do curso Técnico e pensando em fazer também a faculdade de Direito.
Logo que comecei a fazer a faculdade de Fisioterapia, decidi fazer o vestibular do IFAM – Instituto Federal do Amazonas e comecei a cursar também o curso Técnico de Segurança do Trabalho que eu comentei, e isso foi a minha porta de entrada no mercado de saúde e doença do trabalho, pois logo comecei a trabalhar na área.
Um tempo depois, em 2012, após já ter concluído a graduação de Fisioterapia, Técnico de Segurança do Trabalho, pós graduação em Ergonomia, decidi abrir uma empresa para prestar consultoria por contra própria para aquelas indústrias, e novamente percebi que precisava me especializar ainda mais e acabei fazendo também um MBA em Gerenciamento de Projetos, e comecei também a cursar Direito, já que também já atuava com perito e como assistente técnico pericial para alguns dos meus clientes em processos trabalhistas de doença e acidente de trabalho.
Em resumo, hoje sou Advogado, Fisioterapeuta, Técnico de Segurança do Trabalho e atualmente, além de continuar prestando consultoria técnico jurídica em ergonomia e doença ocupacional para meus clientes na área de saúde ocupacional, atuo como perito no TRT11 e assistente técnico pericial para algumas empresas aqui em Manaus, e hoje com mais de 14 anos atuando nesse mercado, decidi compartilhar meu conhecimento com vocês.
Confia em mim, segue meu método, que vai dar tudo certo.
Conhecer sobre ergonomia e estar sempre atualizado, para quem é do SESMT, é mais do que um diferencial, é uma obrigação se você quer se destacar nesse mercado.
Ter uma visão prática de um perito em ergonomia e também advogado, com relação a uma nova norma tão importante, vai abrir a sua mente sobre as possibilidades na área trabalhista, podendo inclusive usar os comentários nas suas teses.
Atualmente os Fisioterapeutas são os profissionais mais ativos em ergonomia no Brasil, por isso, conhecer e acompanhar as mudanças na NR 17 é fundamental.
Estar atento às mudanças em normas que afetam diretamente as organizações é dever de todo bom profissional de Recursos Humanos.
Linguagem clara para que ninguém sinta dificuldade em entender a nova Norma.
Os modelos são de fácil compreensão.